Foto: Marlon Borba (Arquivo/Diário)
As inscrições para a 3ª Maratona de Santa Maria estão na reta final. Uma semana após a abertura oficial, 2,7 mil atletas já confirmaram participação na prova, que será realizada em 19 outubro. Restam poucas vagas das 3 mil disponibilizadas inicialmente. Em entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN 93.5 FM, desta quinta-feira (28), o secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, destacou que a expectativa é que as vagas se esgotem até este fim de semana, e a secretaria deve definir, até segunda-feira (1°), se haverá um novo lote.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Na terça, completou uma semana do lançamento e já tínhamos 2,7 mil inscritos. Esse número consolida a força da Maratona e o prestígio que o evento tem na cidade. Contra fatos não há argumentos – afirmou.
O secretário não descartou a possibilidade de que um novo lote seja aberto, embora com menos vagas. Segundo ele, a definição sobre a ampliação das inscrições será tomada até segunda.
– Ainda não batemos o martelo sobre abrir um novo lote. Existe um custo envolvido, e fazemos questão de transparecer isso: o valor da inscrição não cobre o evento. Ele representa apenas 30% do custo total. Para se ter uma ideia, só o contrato de ambulâncias, com oito a dez veículos e equipes médicas, já é um gasto significativo. O restante vem de subsídio público, o que garante que nossa maratona seja, em média, 50% mais barata do que outras do país. O objetivo é que ela seja democrática, de acesso a todos – explicou.
Normas e segurança
Além das inscrições, a organização reforça que o evento seguirá normas rígidas de segurança. Entre as proibições está o uso de fones de ouvido durante a prova.
– Quero convidar os corredores a refletirem sobre essa mudança cultural. Em Santa Maria, estávamos acostumados com corridas de 200, 300 pessoas, em que a logística era diferente. Mas, em uma maratona com 3 mil atletas, a segurança é muito mais sensível. Se uma pessoa corre com fone, não atrapalha. Mas se todos fizerem, vira um risco coletivo, porque o corredor deixa de ouvir o que acontece no trânsito, não percebe a dinâmica do evento nem os demais participantes – disse.
Sobre a maratona
A 3ª Maratona terá percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. O secretário ressaltou que a prova não será cancelada em caso de chuva.
– Teremos uma tenda para acolher os corredores e o público. A maratona é mais do que correr na rua, é um momento de confraternizar e estar com os amigos por meio do esporte – afirmou.
Um ponto de atenção é o trajeto dos 10 km, que passa por trecho da ERS-509 (Faixa Velha), interditado pelo Daer. Segundo o secretário, a notícia foi recebida com preocupação, mas que já há conversas com o Daer para tentar liberar o trecho no momento da corrida:
– Recebemos essa notícia com preocupação, não apenas pela maratona, mas pelo impacto na mobilidade urbana de Santa Maria. No caso da prova, afeta apenas o retorno dos 10 km. Já estamos em diálogo com o Daer para que haja uma liberação extraordinária no momento da corrida. Não temos tempo hábil para aferir e homologar uma nova rota, então precisamos dessa solução – disse.
Entre os 10 km, uma das provas mais concorridas, já são cerca de 800 atletas confirmados.